Antes de Você Baixar...

segunda-feira, junho 07, 2010

Sistema Operacional dos celulares. (Sony Ericsson)


Depois de minhas pesquisas sobre o SISTEMA OPERACIONAL dos celulares da marca SONY ERICSSON,
Mostrarei agora a vocês, o resultado das minhas pesquisas.
1º: Introdução
                Primeiramente, um SISTEMA OPERACIONAL é responsável por gerenciar o HARDWARE e COMPONENTES da placa mãe (ou apenas placa) de um celular, também organizar as informações do hardware, tal como: rede, sinal 3g, rádio, etc., assim o SO (ou OS: Sistema Operacional) serve como um esqueleto ou sub-cerébro para o celular.
2º: Estágios da fabricação
              O celular Sony Ericsson tem três estágios de fabricação, que são eles:
BLUE: Estado de fabricação inicial, totalmente sem vida ainda, está apenas com as partes do hardware separadas e sem SO ainda.
BROWN: Estado de modo engenharia, esta em processo de montagem de hardware e instalação do SO em sua memória FLASH.
RED: Pronto para usuário final, todos os itens do hardware e SO estão instalados.
3º: Componentes para o funcionamento do SO.

                Para o sistema operacional funcionar, não basta apenas instalar o SO, pois ele exige alguns complementos para o seu funcionamento, que são:
BIOS: Composta por arquivos .CXC, sendo o PHONE_CORE.cxc o arquivo da BIOS do celular, seguido pelo PHONE_APP.cxc e o PHONE_ACC.cxc, a BIOS do celular é o arquivo PHONE_CORE.cxc, que traduzindo CORE para português fica NÚCLEO, em alguns celulares SE (Sony Ericsson) este arquivo tem um tamanho de 8 mb, diferente da BIOS do PC, como por exemplo a BIOS da empresa ENERGY STAR, que tem apenas 500Kb.
IMEI: Se o celular tiver o IMEI danificado ou não tiver IMEI (Geralmente encontrados em FABRICAS), o celular não funcionará, mas agora por quê? Simples, o IMEI (International Mobile Equipment Identity) é como se fosse um SERIAL do celular, que o SO necessite para registrá-lo em seu código, sem ele SO não terá como ser iniciado, pois não terá o SERIAL para se ativar. O IMEI não tem arquivo próprio, pois fica gravado no código do SO, para não ser alterado.
ACC: Com um nome original de PHONE_ACC, o arquivo PHONE_ACC.cxc significa ACcount Central (Centro de Contas), neste arquivo, ficam armazenados as ações do usuário, para os que conhecem o código do menu secreto ou menu do sistema, esse menu acessa as informações do PHONE_ACC.cxc (CXC, ConeXions on Codes ou Conexões de códigos), pois este arquivo é o BANCO DE DADOS do celular, responsável pelas informações realizadas no mesmo.
APP: Com um nome original de PHONE_APP, o arquivo PHONE_APP.cxc siginifica Applications on Phone (Aplicações do telefone), neste arquivo estão armazenados os dados das funções que o celular tem, como calculadora, calendário, gerenciador de arquivos, agenda e etc., esse arquivo como se fosse o ALTERAR ou REMOVER programas do Windows, que sem ele o celular ficaria sem FUNÇÕES, seria como o WINDOWS sem o DOS, WORD, PAINT, NOTEPAD, INTERNET EXPLORER e outros, ficaria inutilizável.
CORE: Já mencionado acima o PHONE_CORE.cxc, é o arquivo BIOS do celular, nele tem mais ou menos este tipo de informação:
Carregar:
BOOT/.cxc files
PHONE_CORE -> OK
PHONE_ACC -> OK
PHONE_APP -> OK
O PHONE_CORE tem estas informações armazenadas na sua memória, para serem sempre executadas.
4º: O Sistema Operacional
                Como todo o sistema operacional, ele não é apenas um arquivo que você instala e pronto, ele é um conjunto de arquivos que juntos formar o SISTEMA OPERACIONAL, nos celulares, não é diferente do computador, a diferença é que nos celulares SE, são apenas 3 arquivos do SO:
MAIN: Este arquivo é um arquivo que vêm com o MODELO DO CELULAR, nome do FIRMWARE e a LINGUAGEM, exemplo: MAIN_Z750_R1FA030_AMERICA-2.mbn, é um arquivo .MBN (Main BiN) para diferenciar dos arquivos BIN, são arquivos de na maioria das vezes 30 Mb, que estão neles contidos, a plataforma para o celular iniciar, que são o PHONE_CORE, PHONE_ACC e PHONE_APP.
FS: File System, é um arquivo que dentro dele, tem os arquivos que o celular irá usar, como imagens, sons, vídeos, fontes, configurações, drivers e etc., vem com o MODELO DO CELULAR, nome do FIRMWARE e LINGUAGEM, exemplo: FS_Z750_R1FA030_AMERICA-2, diferente da MAIN, a FS está em um arquivos .FS (File System), é como se fosse um tipo de compactação de arquivos própria da SE.
CDA: É um arquivo que serve para customizações especiais, as operadoras criam suas customizações próprias, para quando um celular SE for para a sua loja, ele tenha as customizações da mesma.
OBS: a MAIN e FS, tem que ser compatíveis, tipo: MAIN_Z750_R1FA030_AMERICA-2 e FS_Z750_R1FA030_AMERICA-2; tem que serem iguais, pois pode ocorrer erros na BIOS, com incompatibilidade entre os dois arquivos.
5º: Estrutura do Sistema Operacional.
                Vamos agora ver como estão ligados os arquivos e peças do celular ao SO.
Etapa 1: O Usuário pressiona o botão LIGAR/DESLIGAR, assim acionando os conectores internos a se conectarem (HARDWARE <-> BATERIA), assim fazendo com que o celular ligue.
Etapa 2: Com o HARDWARE se ligando automaticamente, a BIOS é ativada.
Etapa 3: A BIOS carrega os arquivos PHONE_CORE, PHONE_ACC e PHONE_APP, para iniciar o celular.
Etapa 4: O CORE inicia os arquivos ACC e APP, para começarem a funcionar.
Etapa 5: O arquivo ACC, começa a criar ou carregar as informações do celular.
Etapa 6: O Phone_APP entra em ação, carrega todas os arquivos importantes para o design do SO, imagens, sons, fontes, xmls, vídeos, cda, ícones, configurações e etc.
Etapa 7: Já com o celular quase operacional, o CORE busca a imagem de inicialização, no caso STARTUP_IMAGE_SEMC.gif.
Etapa 8: Com a imagem de animação sendo mostrada durante 10 segundos, tempo bastante para o celular iniciar os seus componentes.
Etapa 9: Está quase operacional, os arquivos e serviços do celular estão sendo carregados, fazendo o celular travar nos primeiros 15 ou 10 segundos.
Etapa final: O celular está totalmente operacional para usuário final.
                Podemos constatar que os SO têm que passar por 10 etapas para estar totalmente operacional, sendo que este processo todo, dura 32 segundos para ser finalizado.



Espero que tenham gostado deste novo artigo, tentarei me aprofundar mais ainda nesta área.
Para você saber os SERVIÇOS que o celular tem, use esse post: [DICA] Memória ram do celular, como funciona.

0 Comentaram:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More